Você está em:Notícias

NOTÍCIAS

28/09

RECORTES DOS 120 ANOS - parte 06
Ao longo de seus 120 anos de história, a Escola Bom Pastor teve a honra de receber a visita de três governadores...

COMPARTILHAR: ico_fb ico_sms ico_imprimir

Ao longo de seus 120 anos de história, a Escola Bom Pastor teve a honra de receber a visíta de três governadores de estado em pleno exercício de seus mandatos. Todas as visítas motivadas por ocasiões especiais: a primeira visíta foi do Governador Ildo Meneghetti (1963 – 1967), no final da década de 1960, sendo na oportunidade recepcionado pelo Pastor Paulo Evers e toda a comunidade escolar. Já em 1995 foi a vez do então Governador Antônio Britto (1995 – 1999) visitar a Escola na ocasião em que foi inaugurado o Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis - CETANP. Por último, no ano de 2006, foi o Governador Germano Rigotto (2003 – 2007) que já nos últimos dias de seu governo, esteve visitando a Escola para participar da solenidade de inauguração do prédio do Alojamento do CETANP e Hospedaria Bom Pastor.

Criação do Programa ECOVIV – Ecologia Vivenciada, em 1991, mais um importante marco na história da Escola

Idealizado pela professora Ilse Evers Gans, o programa ECOVIV, teve seu início em 1991, ocasião em que começou a ser utilizada a boa infraestrutura existente na Escola Bom Pastor para oportunizar o contato com a natureza aos alunos oriundos do meio urbano. Na oportunidade foi aberta uma trilha ecológica no morro Wazlawick, aos fundos da propriedade da Escola. Também foi montado um programa educativo de palestras, jogos e visitas de observação. Esta proposta pioneira teve enorme repercussão junto às grandes escolas, que começaram a trazer os seus alunos para passar um dia em contato direto com a natureza nos diversos espaços da Escola Bom Pastor.

De lá pra cá, o programa só cresceu, sendo desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao meio ambiente, como os teatros ao ar livre. Também houve uma ampliação da área, passando a utilizar as dependências do Sítio do Riacho e do CETANP. No Sítio do Riacho as crianças contam com uma ampla área de lazer, com carrinho de lomba, teleférico, passeio de trator, jogo do pebolim humano, balanços, pequenos animais, barquinho, pescaria, amplo espaço verde e também podem ver como funciona a unidade de gado leiteiro do CETANP. Tudo isso, serve para complementar a parte educacional que as crianças vivenciam na trilha Bom Pastor, onde recebem informações sobre compostagem, viveiro, estufa, mata nativa e exótica, fauna, abelhas entre outros assuntos.

Ao longo de seus quase 27 anos de funcionamento o programa já atendeu um público aproximado de 90 mil pessoas.

Para a Escola, o ECOVIV trouxe como maior retorno, a satisfação de estar contribuindo para a conscientização ambiental de inúmeras crianças, jovens e adultos.

Legenda da foto: na foto ao centro o Governador Ildo Meneghetti ao lado do Pastor Evers

VOLTAR PÁGINA
Visite-nos
RS 235 - KM 14 -Linha Brasil
Cx Postal 81 - CEP 95150-000
Nova Petrópolis - RS - Brasil
Capital Nacional do Cooperativismo
Jardim da Serra Gaúcha

Contate-nos
(54)
3298.8066 recepcao@escolabompastor.com.br