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NORMAS GERAIS

NORMAS GERAIS DE CONVIVÊNCIA PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO ANO LETIVO 2018

 

DIREITOS

1.     Receber, em igualdade de condições, educação integral segundo a filosofia e proposta pedagógica da Escola Bom Pastor, assim como orientações do corpo docente, técnico e administrativo para a realização das atividades escolares.

2.     Ser respeitado em suas convicções religiosas.

3.     Ser ouvido pelos professores, orientadores, supervisores e direção, ser orientado em suas dificuldades.

4.     Receber seus trabalhos e provas devidamente corrigidos e avaliados.

5.     Solicitar e obter esclarecimentos sobre sua avaliação.

6.     Requerer, junto à supervisão, a reposição de provas. A sua realização ficará na dependência da apresentação de justificativas cabíveis.

7.     Comunicar, a quem de direito, as dificuldades encontradas nas relações interpessoais.

8.     Organizar-se em associações de cunho acadêmico, científico, artístico, cívico, esportivo, social e educacional, respeitando as disposições do Regimento Escolar, do Projeto Pedagógico e das Normas da Escola.

9.     Apresentar sugestões e solicitações visando à melhoria da vida escolar.

10. Conhecer a história da instituição e vivenciar sua filosofia.

 

DEVERES

1.     Zelar pelo patrimônio da Escola: conservação do prédio, mobiliário e material didático, bem como de tudo o que é de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados.

2.     Colaborar com a preservação da limpeza nos diversos ambientes escolares (salas, corredores, banheiros, pátio, ginásio de esporte, biblioteca, laboratórios, refeitório, etc.), participando do Programa de Resíduos da Escola Bom Pastor.

3.     Participar da limpeza da sala de aula e das medições da microestação meteorológica, respeitando as escalas combinadas antecipadamente.

4.     Zelar pelo nome e integridade da Escola.

5.     Preservar os objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários, responsabilizando-se pelo ressarcimento dos prejuízos a que der causa, por ação deliberada, negligência ou imprudência.

6.     Tratar respeitosamente colegas, professores, supervisores, direção, funcionários e todas as pessoas que visitam a escola.

7.     Ter postura adequada em todas as dependências da Escola e imediações, inclusive em viagens de estudo e nas diversas situações em que representa a escola.

8.     Participar das comemorações, momentos devocionais e outras atividades complementares para as quais for solicitado, tendo atitude de respeito.

9.     Não afastar-se sem autorização da escola durante o horário escolar, nem do pátio, durante o período de aula, almoço, turno inverso e recreio.

10.  Utilizar a entrada lateral e dos fundos da escola.

11.  Não promover brigas ou qualquer tipo de agressão física e/ou verbal dentro ou nas imediações da Escola.

12.  Ser assíduo e pontual às aulas, inclusive após intervalos. Entradas atrasadas ficarão registradas e saídas antecipadas somente serão permitidas com autorização de um responsável, que deverá ser entregue à supervisão, orientação ou direção.

13.  Não deixar seu material na sala após o término da aula.

14.  Observar horários para fotocópias (intervalos, antes e após as aulas).

15.  Evitar saídas durante as aulas.

16.  Não ocupar-se com atividades distintas das propostas durante as aulas.

17.  Não consumir alimentos em sala de aula.

18.  Realizar os deveres escolares e apresentar os trabalhos e tarefas solicitadas pelos professores no prazo estipulado.

19.  Não utilizar telefone celular em sala de aula, conforme Lei Estadual 12.884 de 3 de janeiro de 2008. O professor poderá recolhê-lo e o mesmo só será devolvido junto à supervisão, orientação ou direção da escola, que fará o registro do fato.

20.  Utilizar Notebooks, Netbooks, fones de ouvidos e similares em sala de aula apenas quando a atividade proposta requerê-lo e o professor permitir. Caso contrário, o professor poderá fazer seu recolhimento e o mesmo só será devolvido junto à supervisão, orientação ou direção da escola, que fará o registro do fato.

21.  Usar diariamente o uniforme, inclusive em viagens de estudos, jogos, atividades artísticas e culturais, exceto nos horários ou dias combinados em convenção de alunos com a equipe pedagógica da escola. Fica de comum acordo resolvido que a escola reserva-se o direito de não permitir a participação de alunos que não observam esta norma em atividades especiais; a escola também poderá reduzir a nota (qualitativa) dos alunos sem uniforme e na sua reincidência, comunicará à família ou responsável para que sejam tomadas outras medidas pedagógicas. Também não é permitido circular sem camiseta ou com blusas com decotes acentuados.

22.  Não usar bonés ou qualquer outra cobertura na cabeça nas aulas, nos momentos devocionais, nas horas cívicas e no refeitório da escola.

23.  Participar das aulas de Educação Física devidamente uniformizado (abrigo ou bermuda, tênis e camiseta). Quando impedido de realizar atividades físicas, mediante atestado médico, apresentar-se ao professor para a realização de tarefas especiais.

24.  Informar aos seus responsáveis as comunicações da Escola.

25.  Submeter à aprovação da supervisão ou direção a realização de atividades de iniciativa pessoal ou da turma.

26.  Observar e cumprir as regras da biblioteca e laboratório de informática.

27.  Não pedir carona (a escola não pode responsabilizar-se por eventuais inconvenientes).

28.  Não ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou fazer uso de qualquer tipo de droga nas dependências da escola.

29.  Não portar armas de fogo, nem armas brancas, objetos cortantes ou perfurantes.

30.  Habituar-se a ouvir e ler (murais e site) os avisos e informações da escola.

31.  Justificar suas faltas em 48 horas ou no primeiro dia após retorno. A reposição de provas só será feita mediante justificativa junto à supervisão e a data para a realização desta reposição será determinada pelo professor.

32.  Conhecer e agir de acordo com a Filosofia da Escola Bom Pastor.

 

Medidas Disciplinares e ou Sócio-Educativas

Pela inobservância de seus deveres e das Normas da Escola propostas no Regimento Escolar e regulamentos, os integrantes do corpo discente são passíveis de medidas sócio-educativas e disciplinares sendo os casos discutidos e analisados pelas equipes e tomadas medidas disciplinares cabíveis pela direção e sua mantenedora.

- Advertência verbal;

- Advertência por escrito;

- Suspensão temporária de uma determinada aula, atividade ou programação da escola.

-Suspensão prolongada por um ou mais dias, de todas as aulas, provas e trabalhos, sem direito à reposição dos mesmos.

- Cancelamento da matrícula Em casos de faltas graves como consumo e ou comércio de drogas lícitas e ilícitas, porte de armas, roubos, furtos, brigas ou qualquer outro tipo de agressão física ou verbal (atentado à moral), formação de grupos de agressão ou mesmo ações violentas, sejam elas partindo do próprio agressor, sejam partindo de incitação às mesmas, nas dependências do ambiente escolar, a Escola se reserva o direito de cancelar a matricula do aluno. Esses casos também poderão ser levados ao conhecimento e tratados perante aos órgãos legais competentes.

Nos casos omissos desse regimento, cabe à direção tomar as medidas cabíveis, ouvidas as pessoas envolvidas.

                                                               

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