Projeto ?Eu sou Cidadão!? levou discussão sobre Direitos Humanos a estudantes do Ensino Médio

Iniciativa da advogada Priscila Ewald contou com cinco encontros

O projeto "Eu Sou Cidadão!", da advogada Priscila Ewald, promoveu a discussão de assuntos como direitos fundamentais, educação midiática, liberdade de expressão, cyberbullying, igualdade de gênero e direitos humanos, nas turmas de 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor. Os conteúdos do projeto, trabalhados durante cinco encontros no mês de novembro, nas aulas de Língua Portuguesa da professora Gracieli de Brida Sperotto, culminaram em um debate sobre a obrigatoriedade de vacinas, tema escolhido pelos estudantes.

De acordo com Priscila Ewald, é fundamental levar discussões de temas ligados aos direitos humanos para as salas de aula. ”A educação para a cidadania, pautada no conhecimento dos nossos direitos e deveres, aliada à conscientização para temas urgentes como igualdade, combate à violência contra as mulheres, meio ambiente sustentável, educação midiática, entre outros, é um poderoso caminho para um mundo melhor”, destacou a advogada, que é pós-graduada em Direito Constitucional e  também é proprietária do delivery de saladas Tomateloko.

Segundo a orientadora educacional da Escola Técnica Bom Pastor, Cátia Markus, o projeto foi muito importante, pois “vai ao encontro dos desafios e necessidades da vida contemporânea dos adolescentes, transformando o ensino em experiências e criando estratégias de constituição de novos conhecimentos”, enfatizou.

A iniciativa, proporcionada pela direção da Escola e Equipe Pedagógica, foi realizada de forma voluntária, estando em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei Federal Nº 14.164, que prevê a inclusão de direitos humanos e prevenção da violência contra a mulher como temas do currículo escolar.