CETANP COMPLETOU 25 ANOS

Programa de profissionalização iniciado em 1995 é motivo de orgulho para a Escola Bom Pastor...

As primeiras tratativas começaram em 1994, quando a convite do Ministério de Agricultura, estiveram o Assistente Técnico Regional Arnaldo José Basso e o Assistente Técnico Estadual Paulo Ramon Pedrazzi, funcionários da ASCAR/EMATER-RS, ambas responsáveis pelo Programa de Profissionalização de Agricultores do Rio Grande do Sul, participando em Florianópolis – SC de um Encontro Nacional de Empresas de Extensão Rural, cujo objetivo era organizar o Programa Nacional de Profissionalização de Agricultores desenvolvido pelo MARA. Onde a experiência que melhor representava o que o MARA queria desenvolver era o trabalhado já realizado pelo Programa da EPAGRI que tinha convênio com a GTZ da Alemanha.

Durante uma semana eles visitaram vários Centros de Treinamentos, onde participaram de vários cursos. Observaram e constataram a elevada qualidade dos cursos e o alto grau de satisfação dos agricultores que estavam concluindo os mesmos. Os cursos por serem práticos, permitiam aos agricultores ao retornarem para suas residências a possibilidade de aplicarem as práticas executadas nestes Centros.

Ao retornar deste encontro em Florianópolis, a ASCAR/EMATER-RS, iniciou através do seu ATR, contatos com lideranças do município de Nova Petrópolis, para, a exemplo de Santa Catarina, desenvolver um Programa semelhante no Estado do RS.

O primeiro local visitado foi a Escola BOM PASTOR, pois esta escola poderia oferecer a infraestrutura inicial, que adaptada, seria suficiente para receber o futuro Centro de Treinamento. Na concordância desta, procuraram a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, a Cooperativa PIÁ, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, a SICREDI Pioneira e ainda E de maneira unânime obtiveram a concordância destas entidades para a criação de um Centro de Treinamento.

Em 03 de agosto de 1994, aproveitando uma visita do então Presidente da EMATER Dr. Celso Fenoi Bins, foi assinado entre as entidades municipais de Nova Petrópolis, com a ASCAR/EMATER, o Termo de Cooperação Interinstitucional, cuja finalidade é a participação sob estreita e mútua colaboração das partes, na estruturação, instrumentalização e operacionalização do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis.

O dia 17 de maio de 1995 marca a efetiva inauguração do CETANP, em ato solene que contou com a participação do então governador do Estado do RS, Dr. Antônio Britto, do Secretário Estadual da Agricultura, Cezar Schirmer, do prefeito Municipal de Nova Petrópolis, Siegfried Drechsler, entre outras autoridades municipais e estaduais presentes no ato. Estava assim criado o CETANP, sediado na área física da Associação Educacional Bom Pastor, mantenedora da Escola Técnica Bom Pastor.

Podemos afirmar que a criação do CETANP simboliza a força de uma efetiva parceria, que é marca registrada e grande diferencial para o sucesso alcançado neste trabalho, ousado e inovador, iniciado em 1995.

Neste sentido destacamos a importância do esforço conjugado empreendido pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, SICREDI PIONEIRA, Cooperativa Piá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café e Associação Educacional Bom Pastor – Escola Técnica Bom Pastor, liderados pela EMATER-RS.

Até dezembro de 2019 foram ministrados 1.188 cursos para 16.445 pessoas provenientes de 386 municípios. "Considerando também as visitas técnicas, oficinas/capacitações, reuniões e alunos de escolas vindos pelo projeto União Faz a Vida, da Sicredi, são mais 14.307 pessoas que acessaram o Cetanp desde 1995 até hoje", diz Ana Cristina Gottschalk, atual coordenadora do Centro de Treinamento.
Atualmente o Centro oferece os cursos de Bovinos de Leite, Produção de Leite à Base de Pasto, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Processamento de Carnes, Fruticultura Básica e Viticultura, e as inscrições estão abertas para o segundo semestre de 2020.

Fonte: arquivo CETANP