Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor retornou às aulas presenciais

Instituição de Ensino recebeu 287 alunos no modelo de Ensino Híbrido em maio

Após mais de um ano de espera, a Escola Técnica Bom Pastor, seguindo todas as medidas sanitárias necessárias para conter a propagação do novo coronavírus, retomou as aulas presenciais a partir do dia 17 de maio. A Instituição de Ensino adotou o modelo de Ensino Híbrido para a volta das aulas presenciais do Ensino Médio, dessa forma, na primeira semana, metade do total de 287 alunos retornou às salas de aula e a outra metade participou das aulas no modelo de Ensino Remoto, com aulas síncronas. Na semana de 24 a 28 de maio foi a vez do grupo de estudantes, que teve aulas por Ensino Remoto, voltar à escola, com o primeiro grupo de alunos retornando para casa e participando das aulas por Ensino Remoto.

A direção, equipe pedagógica e funcionários da escola, além dos 17 professores que lecionam para as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, receberam os estudantes com entusiasmo. Os professores trabalharam atividades síncronas e disponibilizaram exercícios e conteúdos foram na plataforma online de ensino. Além das atividades presenciais que foram compartilhadas no ambiente virtual de aprendizagem, as práticas do Curso Técnico em Agropecuária, como de plantio de flores, árvores frutíferas, compostagem e cuidados com o meio ambiente, marcaram a primeira semana de retorno às aulas presenciais.

A palestra síncrona, “Bate Papo Sobre Astronomia”, que envolveu turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio, foi uma das atividades realizadas no modelo Híbrido de Ensino. Organizada pelos professores Cristel Roloff, Douglas Libardi e Cassiano Dilkin, com o intuito de estimular os alunos a participar da OBA (Olimpíada Brasileira de Matemática), a palestra contou com a participação de duas turmas no auditório da escola, com os alunos respeitando o distanciamento. Transmitida por videochamada para estudantes que estavam em casa e em três salas de aula da escola, a palestra contou com as participações do pastor Murilo Jung, que é astrônomo amador, e da ex-aluna da Escola Técnica Bom Pastor, Carolina Ruppenthal, que participou do curso de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O diretor da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini, que visitou as salas de aula para dar as boas-vindas aos estudantes, ressaltou que o momento, apesar de inspirar cuidados, é de entusiasmo por parte de todos. “Com certeza estamos muito contentes com esse retorno e tomamos todas as precauções necessárias para preservar a saúde de alunos, professores e funcionários da escola. Essa condição extraordinária, na qual temos estudantes em sala de aula e em casa, com aulas síncronas, é um grande desafio para todos e estamos nos esforçando para que o ensino seja o melhor possível, considerando essa nova realidade”, ressaltou o diretor.