Segunda edição do Debate entre Turmas abordou oito temas

Atividade interdisciplinar contou com a participação de todas as turmas de 3º ano do Ensino Médio

A segunda edição da atividade interdisciplinar Debate entre Turmas, organizada pelo corpo docente do Ensino Médio, Equipe Pedagógica e Direção da Escola Técnica Bom Pastor, foi realizada nos dias 4 e 7 de julho, no Auditório do ECOVIV. Os estudantes de todas as turmas de 3º ano do Ensino Médio protagonizaram os debates, que compreenderam oito temas: “Fé e ciência podem andar juntas?”; “Deveria ser criada uma nova modalidade para transgêneros nas competições esportivas e concursos de beleza?”; “As redes sociais devem ser regulamentadas no Brasil?”; “O atual sistema econômico capitalista está sobrecarregando o mundo?”; “O uso do ChatGPT para trabalhos escolares é ético?”; “As empresas que fazem apostas online devem ser fiscalizadas/regulamentadas?”; “Foro privilegiado é coerente?” e “A agenda 2030 está cumprindo seu papel?”.  O diretor geral da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini e a Equipe Pedagógica da Instituição de Ensino assistiram aos debates e auxiliaram na organização dos momentos.

Os estudantes desenvolveram seus argumentos baseados na obra “O Bem Amado”, de Dias Gomes, além de filmes e artigos de opinião escolhidos por eles. Os debates seguiram a seguinte estrutura: defesa do tema; oposição do tema; contra-argumentação da defesa; contra-argumentação da oposição; tréplica da defesa; tréplica da oposição; solução da defesa; solução da oposição e, por fim, o espaço era aberto para perguntas dos professores avaliadores. Os desempenhos dos grupos nos debates, idealizados pela professora de Língua Portuguesa, Gracieli de Brida Sperotto, foram avaliados pelos(as) professores(as) das disciplinas de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.