Projeto leva estudantes do Bompa a descobrir a riqueza patrimonial dos cemitérios

Estudantes do Ensino Médio visitam e analisam história e cultura contidas nos sepulcrários

A disciplina Solidariedade e Movimentos Sociais proporciona uma experiência diferente para os estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor: conhecer o Cemitério Ecumênico Bom Pastor de uma maneira diferenciada, analisando e avaliando os aspectos patrimoniais e socioculturais do local. O professor do componente curricular, Sílvio Peters, adaptou a temática “Educação Patrimonial e os Movimentos de Preservação/Conservação Cultural”, para evidenciar características como arte, arquitetura e história existentes nos cemitérios. Essas particularidades do cemitério Ecumênico Bom Pastor, localizado em Linha Brasil, foram observadas e discutidas por uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Bompa, na visita que realizaram ao local, no dia 19 de abril.

A aula a céu aberto, promovida pelo professor Sílvio, contemplou análises e conversas com os estudantes sobre as formas, estruturas e simbologias dos túmulos e lápides, evocando os aspectos socioculturais, patrimoniais e religiosos neles contidos. Por meio desse exercício, os alunos tiveram uma compreensão mais ampla sobre os cemitérios enquanto patrimônio material, imaterial e natural. No cemitério, a turma pôde observar e avaliar as características de lápides de personalidades responsáveis pelo desenvolvimento da região, como o próprio Pastor Paulo Evers, fundador da Escola Bom Pastor. Após a visitação, os estudantes desenvolveram trabalhos que consistiram na criação de materiais gráficos especificando a rota que leva até o Cem, bem como a descrição da lei de proteção aos patrimônios materiais e imateriais, além do recorte histórico de um objeto de estudos escolhido por eles.