Feira do Conhecimento 2022 da Escola Bom Pastor contou com 70 trabalhos

Décima edição da mostra científica envolveu mais de 300 alunos da Instituição de Ensino

A 10ª Feira do Conhecimento da Escola Bom Pastor, realizada nos dias 25 e 26 de agosto deste ano, no ginásio da escola, contou com 70 trabalhos científicos, produzidos por mais de 300 estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Fundamental. O evento, que não era realizado há dois anos por conta da pandemia de COVID-19, recebeu mais de 600 visitantes, entre alunos de dez escolas das cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Picada Café, profissionais da Educação, Comunidade Escolar, pais e responsáveis. O diretor da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini e a diretora da Escola de Ensino Fundamental Bom Pastor, Daniela Utzig, marcaram presença durante todo o evento, que contou ainda com as visitas do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf e da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.

O grande destaque da 10ª Feira do Conhecimento da Escola Bom Pastor foi a diversidade de pesquisas expostas. Os trabalhos elaborados pelos estudantes tiveram como base as ciências exatas, da natureza, humanas e sociais e foram desenvolvidos ao longo de quatro meses em sala de aula, durante as Paradas do Conhecimento, momentos nos quais os professores orientaram os grupos acerca de suas pesquisas. Todos os trabalhos foram avaliados pelos professores e, ao final do evento, foram anunciados os melhores da feira, seleção classificada para fazer parte da Mostra Municipal do Conhecimento, programada para os dias 5 e 6 de setembro, no Centro de Eventos.

Os trabalhos do Ensino Médio e Técnico classificados para a Mostra Municipal foram os seguintes: É possível obter água da atmosfera?; Como fazer hidroponia de forma doméstica em pequenas áreas; Diferentes utilizações para as plantas que estão a nossa disposição – UPM; Quais os usos da quimioluminescência no ramo científico e investigativo; Quais os mitos e verdades do agronegócio brasileiro. Os seguintes trabalhos receberam menção honrosa: Cartografia na Era das Navegações - Como eles se localizavam naquela época?; Fotografia - Qual a relação entre a arte e a ciência por trás da fotografia; Jogo do Bixo; Música - Até que ponto a música tem influenciado os jovens e adolescentes de hoje?; Abelhas - Como as plantas influenciam no sabor do mel?; Ansiedade - Como a ansiedade influencia na nossa vida?; Clonagem - Vale a pena usufruir da clonagem na sociedade?; Empreendedorismo - Como facilitar a vida do agricultor no meio digital;Legalização do cigarro.

A Escola de Ensino Fundamental Bom Pastor será representada na Mostra Municipal do Conhecimento também por cinco trabalhos: Conhecendo o coco (Turma 131); Como respiramos? (Turma 151); Entre a água e as pistas (Turma 172); Quais as consequências do uso do álcool na adolescência? (Turma 191); Clorofila (Educação Infantil A); Insetos no jardim (Educação Infantil B). O Ensino Fundamental também promoveu a Noite Cultural no dia 25 de agosto, primeiro dia da feira. O evento contou com apresentações da Banda Marcial da Escola Bom Pastor, Coral Viva Voz, alunos classificados para o Festival Municipal de Música, além de um teatro de alemão.

Segundo o diretor da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini, que recepcionou e apresentou a Instituição de Ensino a estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares que visitaram o evento, a retomada da Feira do Conhecimento foi um dos momentos mais marcantes no calendário escolar 2022. “O resultado da nossa 10ª Feira do Conhecimento foi espetacular. Tivemos ótimos trabalhos, apresentados por alunos dedicados, que trabalharam com conjunto com colegas, professores e equipe pedagógica. Tínhamos grandes expectativas para esse evento, mas elas foram superadas, com toda a certeza. Agradecemos a todos que visitaram nossa feira e contribuíram para seu sucesso indiscutível”, destacou o diretor sobre a feira, que contou ainda com um espaço da Universidade Feevale e apresentações do Grupo Alma Serrana, Banda Natasha, Coral Viva Voz.

Confira os grupos que vão representar o Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor na Mostra Municipal do Conhecimento

É possível obter água da atmosfera?

Vinícius PottratzSchaefer(EM11)

João Pedro Siebeneichler(EM 11)

Caroline Fenner(EM 11)

Alana Schmoekel Marques de Souza (EM 22)