ATIVIDADES DA ESCOLA TÉCNICA BOM PASTOR - 5 a 18 de abril

Resumo das ações da Escola Técnica Bom Pastor

ESCOLA BOM PASTOR PRESENTE EM EVENTO DO SINEPE/RS

O diretor geral da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini e a Orientadora Educacional do Ensino Médio, Cátia Markus, participaram do “Giro Pedagógico”, evento organizado pelo Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS). No encontro, realizado no Colégio Murialdo, em Caxias do Sul, no dia 10 de abril, os representantes do Bompa tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a legislação vigente e de elementos que, no futuro, servirão de base para a adequação do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica da escola.

SUPERVISORA DO ENSINO MÉDIO PARTICIPOU DE SEMINÁRIO NA UCS

No dia 16 de abril, a supervisora do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor, Rejane de Castro, participou do seminário “A Construção de Relações para uma Educação Transformadora”, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Projetos Pedagógicos que Inspiram; Professor do Amanhã; Importância do Ministério Público e a Atuação Intersetorial nas Ações da Rede de Apoio à Escola, além das Relações Pedagógicas e Administrativas no Contexto Escolar, foram as pautas do seminário, realizado pela Universidade de Caxias do Sul. O evento contou com a participação de mais de 100 profissionais da Educação da região e teve como palestrantes Izabel Menin; secretária de Educação de Veranópolis; Flávia Melice Vergani, da Secretaria de Educação de Caxias do Sul; Viviani Vanessa Devalle, coordenadora da 4ª CRE e Simone Martini, promotora Regional de Educação (MP/RS).

PALESTRAS SOBRE LITERATURA COM ESTUDANTE E EX-ESTUDANTE DO BOMPA

A estudante do 2º ano do Ensino Médio do Bompa, Angélica Hansen Wagner e a ex-estudante da escola, Maria Eduarda Spier, conversaram sobre literatura e a importância da leitura com estudantes do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Bom Pastor. Nas palestras, realizadas no auditório da escola, no dia 18 de abril, Angélica e Maria Eduarda apresentaram suas páginas nas redes sociais voltadas para a literatura (@romancesegelato e @entremundoselivros), além de relatarem suas experiências com os livros e indicarem obras para leitura. A diretora da Escola Bom Pastor, Daniela Utzig, assim como a Equipe Pedagógica e professores do Ensino Fundamental, acompanharam os momentos.

ORQUESTRA DE METAIS DA IECLB NO BOMPA

Aproximadamente 35 integrantes do núcleo sul da Obra Missionária de Metais Acordai (OMMA) estiveram hospedados na Hospedaria Bom Pastor, entre os dias 5 e 7 de abril. O grupo, formado por regentes, lideranças e membros da diretoria da OMMA, organizou ensaios em ambientes da Hospedaria Bom Pastor e também da Escola Bom Pastor. A estadia dos músicos da OMMA, que aproveitaram a ocasião do encontro para debater ideias em busca de um alinhamento em comum para nortear seu trabalho, encerrou com um culto na Igreja Luterana de Nova Petrópolis.

SEGUNDA PARADA DO CONHECIMENTO

Na sexta-feira, 12 de abril, os estudantes do Ensino Médio se reuniram novamente em grupos para continuar a produção dos projetos de pesquisa da 12ª Feira do Conhecimento do Bompa. A segunda Parada do Conhecimento foi acompanhada pelos professores, que auxiliaram os alunos tirando dúvidas sobre os problemas de pesquisa escolhidos, bem como o formato correto dos trabalhos. A Equipe Pedagógica do Bompa, em parceria com o corpo docente, organizou as ações da Parada do Conhecimento, indicando e conduzindo alunos para as salas de aula, além de informar sobre os horários e regras da atividade. A 12ª Feira do Conhecimento da Escola Bom Pastor será realizada nos dias 16 e 17 de julho e contará com a exposição de projetos de pesquisa produzidos por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Instituição de Ensino.

BOMPA RECEBEU COOPERATIVAS ESCOLARES DO RS

Nos dias 8, 10 e 11 de abril, a Escola Bom Pastor recebeu a visita de três cooperativas escolares do Rio Grande do Sul, totalizando, aproximadamente, 100 visitantes. Nas visitas, chamadas de Expedições Cooperativas, os integrantes das cooperativas CooperPio, de Charqueadas; Cooperuzzo e Coopermitt, ambas da cidade de Espumoso, foram recepcionadas pela Cooebompa e Cooebompa Jr., que apresentaram suas histórias e ações cooperativas que desenvolvem. O diretor geral da Escola Bom Pastor, Adriano Fiorini e a Supervisora do Ensino Médio, Rejane de Castro, participaram dos momentos, que contaram com a música do Grupo Alma Serrana e a mediação da Marini Coop, cooperativa administrada por Everaldo Marini, que organizou ações de integração e de fortalecimento do espírito cooperativo.