Estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor participaram do Projeto Trilhar

Atividades com ênfase na orientação profissional foram realizadas com turmas de 2º e 3º anos

Pelo segundo ano consecutivo, nos meses de setembro e outubro, os estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor tiveram a oportunidade de participar do Projeto Trilhar, que proporcionou um programa aprofundado de Orientação Profissional. Nos encontros, que envolveram turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio e totalizaram 72 horas, foram desenvolvidas atividades que trabalharam o autoconhecimento; competências socioemocionais e perfil comportamental dos estudantes, além da aplicação de testes vocacionais e apresentação de um plano de ação – projeto de vida.

Realizado pela empresa Trilhar Orientação Profissional e realizado com recursos do Fundo Social Comunitário do Sicredi, o Projeto Trilhar contou com módulos como a Jornada da Descoberta e Crescimento; Cidadania e Trabalho; Workshop de elaboração de currículo e preparação para entrevista, além de explorar Planos de Objetivos e Metas, que compreenderam ambientes, atividades e rotinas de trabalho. As orientadoras vocacionais Catia Braun e Rosani Graebin utilizaram jogos, além de realizar oficinas e workshops, com o objetivo de proporcionar experiências e aprendizados como forma de auxiliar os jovens em suas escolhas, oferecendo condições para uma melhor compreensão das afinidades e habilidades profissionais.

Além das atividades em sala de aula, organizadas pelo Projeto Trilhar durante os períodos dos componentes curriculares da escola, a Escola Técnica Bom Pastor aproveitou a oportunidade para proporcionar aos estudantes participantes visitas de estudos à empresa Dakota. Durante as visitas, acompanhadas por professores da Instituição de Ensino, além da Psicopedagoga, Cláudia Blassle e da Orientadora Educacional, Cátia Markus, os estudantes aprenderam mais sobre a filosofia da empresa, características de nicho de mercado, público consumidor e conheceram a empresa enquanto ambiente de trabalho.

OUTRAS NOTÍCIAS