COMUNICADO OFICIAL

Manifestação Institucional sobre a segurança na Instituição de Ensino

A Instituição de Ensino Bom Pastor e a Associação Educacional Bom Pastor, cientes dos acontecimentos recentes que evocaram a questão da segurança nas escolas, bem como de todas as ações planejadas nos níveis Federal, Estadual, Regional e Municipal, comunicam que discutiram o assunto internamente, com o objetivo de encontrar alternativas para melhorar ainda mais a segurança no ambiente escolar, além de terem buscado soluções junto às autoridades competentes. A Escola Bom Pastor também informa que não há previsão de suspensão das aulas, decisão embasada nos posicionamentos dos órgãos de segurança e do Sindicado de Estabelecimentos Particulares de Ensino do (SINEPE - RS), que não recomendaram esse tipo de ação por parte das escolas até o presente momento.

Nesse sentido, é importante destacar que a Diretoria da Escola Bom Pastor já se reuniu com o Comando da Brigada Militar, que passou orientações e informou os representantes da escola sobre o planejamento da Polícia Militar, no que diz respeito à intensificação do patrulhamento na Instituição de Ensino e arredores. Também é oportuno reforçar que a Escola Bom Pastor possui, desde 2012, câmeras de alta resolução que abrangem diversos espaços de acesso comum, sistema que confere mais segurança no ambiente escolar. Além de todos os esforços empregados para melhorar a estrutura de segurança, de forma concreta, a Escola Bom Pastor sempre teve como característica o acolhimento dos estudantes e o diálogo com os pais, princípios que serão reforçados e voltados para o atual momento, com o intuito de envolver toda a comunidade escolar e criar um ambiente de colaboração permanente.

Tendo em vista que o atual momento do país instaurou um ambiente de alerta na sociedade, especialmente para as Instituições de Ensino e profissionais da Educação, a Escola Bom Pastor e a Associação Educacional Bom Pastor, mantenedora da Instituição de Ensino, salientam que seguem em contato direto com as autoridades competentes, entes públicos e forças de segurança, solicitando ações concretas para a melhoria da segurança na Instituição de Ensino. De igual forma, Associação Educacional Bom Pastor e Instituição de Ensino continuarão discutindo a questão e trabalhando para proporcionar um ambiente escolar cada vez mais seguro e, dessa forma, manter a tranquilidade necessária para o bom andamento das atividades escolares.