Atividade interdisciplinar ?Debates do Ensino Médio? foi realizada com turmas de 3º ano

Estudantes se engajaram em debates de assuntos selecionados pelo corpo docente

Os Debates do Ensino Médio, atividade interdisciplinar do Ensino Médio da Escola Técnica Bom Pastor, foi realizada nos dias 4 e 6 de julho no Auditório do ECOVIV. Os estudantes de todas as turmas de 3º ano participaram dos debates, que compreenderam os seguintes temas: “O discurso político é formador de opinião?”; “Com a evolução tecnológica e científica, as máquinas irão substituir os humanos?”; “A homeopatia é um tratamento confiável?”; “As mídias e redes sociais intensificam o afastamento social ou aproximam as pessoas?”; “Os meios de comunicação manipulam as informações?; Os meios de comunicação manipulam as informações?”. As argumentações foram avaliadas pela professora de Língua Portuguesa, Gracieli de Brida Sperotto, idealizadora da atividade, em conjunto com colegas professores das disciplinas de Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.

Os argumentos dos grupos foram baseados, na obra “O Bem Amado”, de Dias Gomes, no filme “Não Olhe Para Cima” e em artigos de opinião selecionados pelos estudantes. Os grupos debateram seguindo a estrutura: Defesa do tema; Oposição do tema; Contra argumentação da defesa; Contra argumentação da oposição; Tréplica da defesa; Tréplica da oposição; Solução da defesa; Solução da oposição e, por fim, o espaço era aberto para perguntas dos professores avaliadores Angelo de Freitas (Matemática); Cristel Roloff (Geografia); Douglas Libardi (Física); Fabiano dos Santos (História); Natália Pellenz (Língua Inglesa); Luan Arend (Química), Gaziele Noer (Língua Espanhola) e Sílvio Peters (Sociologia), além do público presente. O diretor da Escola Técnica Bom Pastor, Adriano Fiorini, acompanhou os debates, bem como a equipe Pedagógica da Instituição de Ensino.